Os internautas se fazendo de peritos de audiência "fred 8mil"

 


Os internautas se fazendo de peritos de audiência "fred 8mil"

Com as redes sociais despontou o número de críticos e analistas de distintos assuntos sociais no país, e que fazem de suas opiniões mais validas que as dos outros, se destacando mais o Facebook. Mesmo não tendo domínio dum determinado assunto, os internautas se colocam a disposição de o comentar, sem, ao menos, seguir nenhuma regra para tecer comentários.
O assunto em debate nestes últimos dias, gira em volta da audiência de dois programas, que se passa a citar: o programa Fred Jossias Show, que é transmitido na maior rede social mundial (Facebook) e em simultâneo na TTV, e que é conduzido pelo apresentador Fred Jossias; e o programa Batidas, que passa na Tv Sucesso e na página do mesmo canal, e que é apresentado pelo Puto Aires e pela Boneca Barbie. Estes programas são transmitidos quase no mesmo horário.
O que chama atenção é a forma como o assunto audiência é tratado pelos internautas. Uma vez que eles olham para as visualizações e precocemente julgam que o programa X ou Y tem maior audiência em relação ao outro. Importa realçar que a audiência não se avalia através de gostos, visualizações, ou comentários. Porque mesmo os pesquisadores em comunicação, divergem em suas abordagens sobre como se pode avaliar audiências.
José Abrantes na sua obra apresenta questões de partida que podem nos ajudar a perceber esse problema, a audiência, que se passa a mencionar: serão as audiências o retrato fidedigno dos espectadores ou telespectadores de televisão? Será a contagem dos receptores um dado de valor absoluto para entendermos a apropriação dos sentidos que a televisão difunde? É neste contexto que se percebe que essa problemática não pode ser tratada de qualquer maneira com assistimos nas redes sociais.
O autor ainda na sua abordagem socorre-se no ponto de vista do Todd Gitlin em que afirma que “a audiência é uma ficção respeitada”. Mas do jeito que é levada acabo deixa de ter esse respeito que os

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem